Morte na vida real ainda deixa dúvidas sobre o que fazer com o legado virtual
ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia
http://tecnologia. uol.com.br/ ultimas-noticias /redacao/ 2010/03/26/ morte-na- vida-real- deixa-legado- virtual-sem- herdeiros. jhtm
Se lidar com a morte na vida real já é difícil, a situação também pode ser complicada no mundo online. Transportamos parte de nossas vidas para perfis e blogs na internet, sem uma preocupação real de qual será o destino dos nossos "pertences virtuais" se morrermos. Diante dessa nova realidade para aqueles que têm de lidar com a morte, surgem algumas dúvidas. Um internauta precavido deve preparar um "testamento" , deixando suas senhas de redes sociais com pessoas de confiança? No caso de morte, o perfil original deve continuar online ou ser apagado? E, por último, quem tem o direito de tomar a decisão de dar um fim à ''imortalidade' ' – pelo menos no universo virtual – de quem já se foi?
Uma rápida busca no Orkut mostra que geralmente os perfis de quem morreu continuam disponíveis. Algumas situações são bem delicadas, dependendo das circunstâncias da morte da pessoa.
Esse é o caso de uma adolescente americana de 17 anos, Alexis Pilkington, vítima de cyberbulling – posts maldosos e anônimos sobre sua aparência eram constantes na sua página do Facebook. Amigos acreditam que as mensagens levaram Alexis a cometer suicídio. O pior da história é que, mesmo após a morte da garota, comentários cruéis continuaram a ser deixados na página de Alexis, já transformada em memorial.
"É preciso ficar atento ao efeito que posts como estes causam naqueles que ainda estão de luto pela morte da pobre garota. É nojento e sem coração", disse Michael Stracuzza ao site Huffington Post. A filha dele é uma das amiga de Alexis que ficou abalada após ver os posts maldosos.
Além de casos como o de Alexis, é comum encontrar uma grande miscelânia de posts nos perfis online dos mortos. Como mostra a imagem no início desta reportagem, logo acima de uma mensagem de adeus pode aparecer o convite para uma festa V.I.P, recados animados de boas festas, scraps de quem ainda não soube da notícia, e por aí vai.
Isso põe em dúvida se o melhor a fazer mesmo é não apagar as redes sociais. Já existem sites que ajudam parentes e amigos a recuperar as senhas de quem morreu para que possam entrar nos perfis para apagá-los, como o Legacy Locker. Ainda, muitas redes sociais criaram meios para que seja possível deletar o conteúdo, sem necessidade de ter a senha, com o preenchimento de um formulário online e o envio de uma cópia do atestado de óbito.
Deletar ou não?
Ainda não existem muitas pesquisas sobre o luto por meio da internet, mas um estudo em andamento da PUC-SP mostra uma grande variedade de reações quanto ao tema. Essa é a conclusão preliminar dos estudantes José Carlos Silvestre e Nuricel Villalonga: atrás do tema da morte e luto no ciberespaço, eles analisaram perfis de pessoas mortas (brasileiros e americanos) e realizaram uma série de entrevistas com pessoas com idades entre 14 e 35 anos.
Nessa variação de reações, os mais jovens não se sentem confortáveis ao visitar o perfil de alguém que já morreu e uma frase resumiu o sentimento geral: "seria tão triste e normal quanto visitar a sua lápide". Já os grupos mais velhos entendem o espaço como "álbum de fotos ou memorial".
Ainda assim, independente da faixa etária, a maior parte dos entrevistados manifestou o desejo de que suas páginas continuassem online como um espaço para homenagens. "Queria que meus amigos mantivessem como sinal de que sempre estarei presente na vida deles,
mesmo não estando aqui em vida, mas apenas em espírito", disse um dos entrevistados pelos pesquisadores.
Silvestre porém chama a atenção para um caso específico encontrado durante a pesquisa. "Achamos um perfil que passou a ser atualizado por alguém que tinha a senha e se passava pela pessoa falecida. Ele respondia os recados de adeus e interagia com os contatos", lembra.
Casos assim podem ser prejudiciais no processo de luto, segundo Regina Szylit Bousso, líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Perdas e Luto da Universidade de São Paulo. "É como negar a perda, porque não é uma situação real. É como enganar aquela pessoa que está sofrendo", alerta.
Quem tem direito de apagar o perfil?
Ao final, se a decisão é excluir o perfil, resta a dúvida: a quem, juridicamente, caberá a decisão?
"Estamos falando de bens intangíveis – acervo de dados, gostos, amigos, fotografias. Alguns serviços já preveem esses casos e possibilitam a exclusão dos perfis. Mas uma outra opção é que a pessoa em vida deixe um testamento explicitando o que deverá ser feito com seus dados online e logins/senhas para que seja possível realizar a operação", detalha Renato Opice Blum, advogado especialista em Direito Eletrônico.
De praxe, os herdeiros estão legitimamente habilitados a solicitar a exclusão dos perfis diretamente pelo formulário oferecido pelas redes sociais nestes casos (veja como funcionam as regras em cada rede e serviços para facilitar a tarefa). Se a pessoa é casada, por exemplo, irá depender do regime de comunhão de bens pelo qual o casal optou, tal qual funciona para bens materiais.
Mas também é preciso ficar atento nos casos inversos (em que se deseja que o conteúdo seja mantido), especialmente no caso de blogs, que podem ser deletados devido à inatividade do usuário. "Os familiares devem notificar o provedor por meio de uma carta o quanto antes, para não correr o risco dos posts serem apagados", explica o advogado.
segunda-feira, 29 de março de 2010
domingo, 28 de março de 2010
A Física quântica explica! Amit Goswami.
O difícil problema da idéia de reencarnação foi resolvido.
Alguém interessado?
Os filósofos sempre tropeçaram na hipótese da reencarnação porque não conseguiam perceber como responderiam à pergunta crítica: o que transmigra de um corpo encarnado para outro, de tal modo que se pode dizer que formam ambos uma continuidade, e como isso acontece? A resposta popular de uma alma que transmigra não é astuta, do ponto de vista filosófico, por causa da dualidade envolvida: como a alma não material interage com o corpo físico?A resposta dada a tais questões por este livro - baseada na física quântica - é científica e filosoficamente satisfatória.
Talvez o leitor esteja se perguntando se a reencarnação pode ser científica. A resposta é positiva, como demonstrarei nesta obra. Com um esquema reencarnatório alinhado com nossa ciência, também podemos lidar inteligentemente com a importante busca da imortalidade, que a tantas pessoas excita. ..
A ciência convencional está fundamentada no conceito
de que a matéria é o tijolo constitutivo de todas as coisas. A vida, a mente e a consciência, portanto, seriam meros epifenômenos (fenômenos secundários) da matéria. Sob essa ótica, a morte põe fim a todos os epifenômenos que, de algum modo,
manifestam-se nos seres vivos. (No entanto, é revelador saber que nenhum dos paradigmas materialistas conseguiu desenvolver modelos satisfatórios para o surgimento da vida, muito menos para a mente ou para a consciência.) Obviamente, a questão da reencarnação não faz sentido sob esse prisma. Mesmo assim, metade da população mundial crê em religiões que incluem a reencarnação. É ainda mais interessante saber que excelentes dados científicos, em áreas distintas, parecem estar sustentando os modelos reencarnatórios dessas religiões. Em muitas culturas, há livros dos mortos descrevendo a jornada pós-morte da alma. Entre tais livros, um dos mais famosos é o da cultura tibetana, chamado Livro tibetano dos mortos. Pessoas que voltaram do limiar da morte descrevem suas experiências de quase-morte em termos claramente similares aos empregados no Livro tibetano dos mortos. .
Embora os cientistas convencionais digam que boa parte desses novos dados é subjetiva ou, mesmo, fraudulenta, na verdade eles representam anomalias para o paradigma materialista, pois, se essas coisas são reais, então a alegação materialista de que "nada existe além da matéria" é diretamente falseada. Com efeito, a reencarnação e experiências de quase morte não são os únicos fenômenos anômalos para a ciência
materialista. Seus limites estão sendo postos em xeque em diversas frentes. Há problemas de "sinais de pontuação" na evolução biológica, que Steven Gould popularizou; há problemas de morfogênese biológica, que Rupert Sheldrake trouxe à nossa atenção; há problemas de cura mente-corpo, sobre os quais
luminares como Deepak Chopra e Larry Dossey escreveram copiosamente. Há anomalias de percepção extra-sensorial e, até, de percepção normal. Nossa criatividade e nossa espiritualidade devem ser consideradas fenômenos anômalos para o paradigma materialista. Mais notável ainda: anomalias e
paradoxos da própria física, da física quântica, foram tema demuitos livros recentes.
A nova ciência da reencarnação é um desdobramento de um novo paradigma da ciência, dentro do primado da consciência que tem se desenvolvido há algum tempo. Meu livro, O universo autoconsciente: como a consciência cria o mundo material, (Aleph, 2007) sugere que todos os paradoxos e anomalias da física quântica podem ser resolvidos se basearmos a ciência na premissa metafísica de que a consciência, e não a matéria, é a base de toda a existência. Em meu livro seguinte, The physicists view of nature, vol. II: the quantum revolution [A natureza segundo o físico, vol. II: a revolução quântica], mostrei que o novo paradigma da ciência (ao qual dou o nome de "ciência dentro da consciência", ou "ciência idealista") pode ser estendido para explicar não só as anomalias da psicologia - normal e paranormal - como também da biologia, da ciência cognitiva e da medicina do corpo e da mente. Esse novo paradigma também integra ciência
e espiritualidade, que é o tema do meu livro A janela visionária:
um guia de iluminação por um físico quântico. Na presente obra, exploro e amplio ainda mais a nova ciência, incorporando a vida após a morte, a reencarnação e a imortalidade.
Na verdade, comecei a pesquisa para A física da alma quase
que imediatamente após a publicação de Universo autoconsciente,
e todos os aspectos maravilhosos informados nos livros
que mencionei acima nasceram dessa pesquisa. Este livro foi quase publicado de forma prematura em 1997, mas fi co contente, analisando tudo hoje, por não ter feito isso. Subseqüentemente, o que deteve a publicação de A física da alma foi a intrigante questão da ressurreição e da imortalidade. ..
Existe mesmo uma alma que sobreviva à morte e transmigre de um corpo para outro? Vou mostrar que, quando as idéias quânticas são incluídas em nosso modelo de consciência, no contexto da ciência idealista, há uma entidade semelhante à alma - que chamo de "mônada quântica" -, agindo como mediador da reencarnação. Será que a reencarnação é científica,como é viver e morrer? Examino as conseqüências da nova ciência da reencarnação sobre nossa cosmo visão, sobre a forma de morrer e de viver, e sobre como deveríamos entender nossa busca pela imortalidade. É possível desenvolver uma física da imortalidade? Sim, é, embora aspectos dessa física possam levar
décadas, talvez séculos, para ser confirmados e manifestados evolutivamente. Mesmo assim, sugiro que encontremos ânimo para tal empreendimento em alguns dados controvertidos que êm estado conosco há várias décadas ...
Texto extraído do Prefácio do livro A FÍSICA DA ALMA, DE AUTORIA DO FÍSICO QUÂNTICO INDIANO AMIT GOSWAMI. ELE ESTEVE NO BRASIL E DEU ENTREVISTA NO RODA VIVA SOBRE FISICA QUÂNTICA E ESPIRITUALIDADE. VISITE O GRUPO FISICA QUANTICA E ESPIRITUALIDADE ( TEM A ENTREVISTA POSTADA)
Alguém interessado?
Os filósofos sempre tropeçaram na hipótese da reencarnação porque não conseguiam perceber como responderiam à pergunta crítica: o que transmigra de um corpo encarnado para outro, de tal modo que se pode dizer que formam ambos uma continuidade, e como isso acontece? A resposta popular de uma alma que transmigra não é astuta, do ponto de vista filosófico, por causa da dualidade envolvida: como a alma não material interage com o corpo físico?A resposta dada a tais questões por este livro - baseada na física quântica - é científica e filosoficamente satisfatória.
Talvez o leitor esteja se perguntando se a reencarnação pode ser científica. A resposta é positiva, como demonstrarei nesta obra. Com um esquema reencarnatório alinhado com nossa ciência, também podemos lidar inteligentemente com a importante busca da imortalidade, que a tantas pessoas excita. ..
A ciência convencional está fundamentada no conceito
de que a matéria é o tijolo constitutivo de todas as coisas. A vida, a mente e a consciência, portanto, seriam meros epifenômenos (fenômenos secundários) da matéria. Sob essa ótica, a morte põe fim a todos os epifenômenos que, de algum modo,
manifestam-se nos seres vivos. (No entanto, é revelador saber que nenhum dos paradigmas materialistas conseguiu desenvolver modelos satisfatórios para o surgimento da vida, muito menos para a mente ou para a consciência.) Obviamente, a questão da reencarnação não faz sentido sob esse prisma. Mesmo assim, metade da população mundial crê em religiões que incluem a reencarnação. É ainda mais interessante saber que excelentes dados científicos, em áreas distintas, parecem estar sustentando os modelos reencarnatórios dessas religiões. Em muitas culturas, há livros dos mortos descrevendo a jornada pós-morte da alma. Entre tais livros, um dos mais famosos é o da cultura tibetana, chamado Livro tibetano dos mortos. Pessoas que voltaram do limiar da morte descrevem suas experiências de quase-morte em termos claramente similares aos empregados no Livro tibetano dos mortos. .
Embora os cientistas convencionais digam que boa parte desses novos dados é subjetiva ou, mesmo, fraudulenta, na verdade eles representam anomalias para o paradigma materialista, pois, se essas coisas são reais, então a alegação materialista de que "nada existe além da matéria" é diretamente falseada. Com efeito, a reencarnação e experiências de quase morte não são os únicos fenômenos anômalos para a ciência
materialista. Seus limites estão sendo postos em xeque em diversas frentes. Há problemas de "sinais de pontuação" na evolução biológica, que Steven Gould popularizou; há problemas de morfogênese biológica, que Rupert Sheldrake trouxe à nossa atenção; há problemas de cura mente-corpo, sobre os quais
luminares como Deepak Chopra e Larry Dossey escreveram copiosamente. Há anomalias de percepção extra-sensorial e, até, de percepção normal. Nossa criatividade e nossa espiritualidade devem ser consideradas fenômenos anômalos para o paradigma materialista. Mais notável ainda: anomalias e
paradoxos da própria física, da física quântica, foram tema demuitos livros recentes.
A nova ciência da reencarnação é um desdobramento de um novo paradigma da ciência, dentro do primado da consciência que tem se desenvolvido há algum tempo. Meu livro, O universo autoconsciente: como a consciência cria o mundo material, (Aleph, 2007) sugere que todos os paradoxos e anomalias da física quântica podem ser resolvidos se basearmos a ciência na premissa metafísica de que a consciência, e não a matéria, é a base de toda a existência. Em meu livro seguinte, The physicists view of nature, vol. II: the quantum revolution [A natureza segundo o físico, vol. II: a revolução quântica], mostrei que o novo paradigma da ciência (ao qual dou o nome de "ciência dentro da consciência", ou "ciência idealista") pode ser estendido para explicar não só as anomalias da psicologia - normal e paranormal - como também da biologia, da ciência cognitiva e da medicina do corpo e da mente. Esse novo paradigma também integra ciência
e espiritualidade, que é o tema do meu livro A janela visionária:
um guia de iluminação por um físico quântico. Na presente obra, exploro e amplio ainda mais a nova ciência, incorporando a vida após a morte, a reencarnação e a imortalidade.
Na verdade, comecei a pesquisa para A física da alma quase
que imediatamente após a publicação de Universo autoconsciente,
e todos os aspectos maravilhosos informados nos livros
que mencionei acima nasceram dessa pesquisa. Este livro foi quase publicado de forma prematura em 1997, mas fi co contente, analisando tudo hoje, por não ter feito isso. Subseqüentemente, o que deteve a publicação de A física da alma foi a intrigante questão da ressurreição e da imortalidade. ..
Existe mesmo uma alma que sobreviva à morte e transmigre de um corpo para outro? Vou mostrar que, quando as idéias quânticas são incluídas em nosso modelo de consciência, no contexto da ciência idealista, há uma entidade semelhante à alma - que chamo de "mônada quântica" -, agindo como mediador da reencarnação. Será que a reencarnação é científica,como é viver e morrer? Examino as conseqüências da nova ciência da reencarnação sobre nossa cosmo visão, sobre a forma de morrer e de viver, e sobre como deveríamos entender nossa busca pela imortalidade. É possível desenvolver uma física da imortalidade? Sim, é, embora aspectos dessa física possam levar
décadas, talvez séculos, para ser confirmados e manifestados evolutivamente. Mesmo assim, sugiro que encontremos ânimo para tal empreendimento em alguns dados controvertidos que êm estado conosco há várias décadas ...
Texto extraído do Prefácio do livro A FÍSICA DA ALMA, DE AUTORIA DO FÍSICO QUÂNTICO INDIANO AMIT GOSWAMI. ELE ESTEVE NO BRASIL E DEU ENTREVISTA NO RODA VIVA SOBRE FISICA QUÂNTICA E ESPIRITUALIDADE. VISITE O GRUPO FISICA QUANTICA E ESPIRITUALIDADE ( TEM A ENTREVISTA POSTADA)
sábado, 27 de março de 2010
O que é o Universalismo Crístico.
O Universalismo Crístico é uma metodologia de compreensão espiritual que tem por meta analisar as crenças e a sabedoria de todas as religiões com o objetivo de, através de estudos e debates, construir uma visão unificada sobre as questões espirituais, libertando-se de dogmas e rituais que não atenderão às necessidades de espiritualização das gerações futuras. A partir desses estudos, cada um define o ritmo de sua caminhada e presta satisfações somente a sua própria consciência. O Universalista Crístico se despe de rótulos! Ele não precisa de identidade religiosa, porque já está Uno com Deus.
Fundamentalmente o Universalismo Crístico é um convite a um sensato processo de espiritualização interna. Eis a diferença fundamental entre espiritualizar-se e cultivar crenças religiosas. Espiritualizar-se é uma caminhada de autodescobrimento e evolução. Religiosidade é apego a crenças mais culturais do que necessariamente espirituais. O livro Universalismo Crístico aborda esse entendimento com profundidade.
Basta perguntar-se até aonde suas crenças provocam reflexões internas. Religiosidade é um conjunto de respostas estabelecidas por lideres espirituais. Espiritualização é um conjunto de perguntas internas, que abrem as portas de nossas mentes e corações. Esse último é a essência da busca do Universalismo Crístico. Aquele que despertou para a busca da Verdade sabe que as respostas que realmente interessam estão dentro de si mesmo
Fundamentalmente o Universalismo Crístico é um convite a um sensato processo de espiritualização interna. Eis a diferença fundamental entre espiritualizar-se e cultivar crenças religiosas. Espiritualizar-se é uma caminhada de autodescobrimento e evolução. Religiosidade é apego a crenças mais culturais do que necessariamente espirituais. O livro Universalismo Crístico aborda esse entendimento com profundidade.
Basta perguntar-se até aonde suas crenças provocam reflexões internas. Religiosidade é um conjunto de respostas estabelecidas por lideres espirituais. Espiritualização é um conjunto de perguntas internas, que abrem as portas de nossas mentes e corações. Esse último é a essência da busca do Universalismo Crístico. Aquele que despertou para a busca da Verdade sabe que as respostas que realmente interessam estão dentro de si mesmo
sexta-feira, 19 de março de 2010
Uma mensagem de PAZ para o mundo-Vania Vieira.Esta mensagem vai ser postada no site da ISARC.
-Uma mensagem de Paz para o mundo-
-Vania Vieira da Silva-
ISARC em parceria com a Loja Rosacruz Brasilia-DF
Séculos anteriores os alquimistas trabalhavam em seus laboratórios na transformação de metais vis em ouro. Essa transformação era feita em várias etapas e seguia uma progressão operativa que se tornava mais difícil à medida que se aproximava da fase final. Contudo, sabemos hoje, essa alquimia material, que deu origem à química moderna, era apenas a contraparte de uma alquimia espiritual, baseada na purificação gradual da alma humana. Os alquimistas sabiam perfeitamente, que o objetivo da existência humana no planeta Terra é EVOLUIR para a perfeição e que essa evolução só seria possível ser realizada, pelo contato com o mundo físico e pela compreensão que só este oferece as experiências necessárias para uma regeneração física, mental, emocional e espiritual. O elemento básico da alquimia nesse sentido é a personalidade do homem e neste momento que estamos atravessando –o planeta como um TODO- urgem transformações e mudanças verdadeiramente alquímicas para que isso aconteça imediatamente... A “Grande Obra” tão citada em nossa literatura, não consiste em transformar “chumbo em ouro” mas em realizar a perfeição dentro de cada um e aí sim, buscar a perfeição no nosso ambiente externo!
Não resta dúvida neste momento atual que a humanidade e a natureza estão em colapso. Porém, nem tudo é sem sentido ou fora dos limites de nossa ação. Em meio ao caos, começa a surgir uma reação global, serena e oculta. Um princípio organizador começa a se manifestar espontaneamente, em busca de um novo estado de equilíbrio, gerando uma revolução silenciosa, de dentro para fora e de baixo para cima... A humanidade está cada vez mais ciente da unidade cósmica, ou seja, da humanidade, da natureza, da vida e do Universo. Tudo agindo integralmente em busca de uma perfeição organizada que é a matriz que governa os nossos sistemas interiores e planetários... Todos agem em uníssono...e assim tem que ser...assim É!
Ao buscar o conhecimento aqui traduzido como “A Luz”, o homem tem explorado territórios desconhecidos e investigado segredos onde os buscadores sérios adquirem maior evolução. Nas Escolas de Mistérios, as Escolas de Conhecimento Arcano, são encontradas as práticas para uma vida mais voltada para o Bem e consequentemente para a saúde, a harmonia interior, a simplicidade, a felicidade e a Paz.
Na verdade estamos ligados ao nosso futuro individualmente e coletivamente e ao futuro do planeta e do nosso Sistema Solar, como se por um “cordão de Prata” e estamos sendo despertos para essa verdade, que é de fato uma grande responsabilidade... uma CO-Operação responsável... A Paz que através dessa certeza devemos instalar no mundo é de nossa inteira RESPONSABILIDADE e o tempo nos cobra essa exigência...Parece de fato à meu ver, que lentamente se forma um novo tecido social, sem fronteiras, uma nova rede de valores e uma nova forma de relacionamentos dos seres humanos entre si, com a natureza e com o Todo. Uma rede de pensamento global tem que ressurgir do caos e se instalar por todo o nosso planeta revestindo com harmonia e paz, todos os quadrantes desse nosso Lar que é a Terra! Não nos esqueçamos que as pessoas, por si próprias, são os agentes das transformações que desejamos ver no mundo. Somente nós em União com nossas mentes e nossas ações, podemos instalar aquilo que desejamos...
Nenhum poder econômico, político ou militar pode ser comparado com o poder de transformação que podemos realizar através das nossas mentes. Devemos compreender que somente mudando deliberadamente, conscientemente as nossas imagens da realidade, poderemos transformar verdadeiramente o mundo! É hora de percebermos que pelo conhecimento podemos encontrar a nossa própria origem cósmica e expandirmos a nossa consciência, individual e/ou coletiva até os limites possíveis. Mudemos o homem para que assim, possamos mudar o mundo. Sem uma Humanidade modificada interiormente, que saiba a razão de sua existência na Terra, nossas leis, por mais rígidas que sejam, não conseguirão resolver os nossas questões atuais. Quando a maior parte de nós conseguir integrar plenamente esses aspectos, então será formada uma massa crítica impossível de ser detida. Isso significa, acima de tudo, que somos inteiramente responsáveis pelo nosso mundo, pois ele foi primeiramente criado em nossas mentes para, somente depois, tornar-se realidade física. Se desejarmos, verdadeiramente, transformar o mundo, o primeiro e principal passo a ser dado é o da nossa própria transformação. É a única atitude para a qual não dependemos de ninguém e cujas únicas exigências são a firmeza de propósitos e pureza de coração. Nessa transformação consciencial, o desejo de vivermos em paz é primordial. Sem paz em nossas vidas nada poderemos construir. Como o somatório de todas as vidas individuais resulta no mundo em que vivemos, nossa participação pela paz mundial, por mínima que seja, é importante.
Deixo aqui algumas palavras na simplicidade de Mahatma Gandhi:
“Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho!”
-Vania Vieira da Silva-
ISARC em parceria com a Loja Rosacruz Brasilia-DF
Séculos anteriores os alquimistas trabalhavam em seus laboratórios na transformação de metais vis em ouro. Essa transformação era feita em várias etapas e seguia uma progressão operativa que se tornava mais difícil à medida que se aproximava da fase final. Contudo, sabemos hoje, essa alquimia material, que deu origem à química moderna, era apenas a contraparte de uma alquimia espiritual, baseada na purificação gradual da alma humana. Os alquimistas sabiam perfeitamente, que o objetivo da existência humana no planeta Terra é EVOLUIR para a perfeição e que essa evolução só seria possível ser realizada, pelo contato com o mundo físico e pela compreensão que só este oferece as experiências necessárias para uma regeneração física, mental, emocional e espiritual. O elemento básico da alquimia nesse sentido é a personalidade do homem e neste momento que estamos atravessando –o planeta como um TODO- urgem transformações e mudanças verdadeiramente alquímicas para que isso aconteça imediatamente... A “Grande Obra” tão citada em nossa literatura, não consiste em transformar “chumbo em ouro” mas em realizar a perfeição dentro de cada um e aí sim, buscar a perfeição no nosso ambiente externo!
Não resta dúvida neste momento atual que a humanidade e a natureza estão em colapso. Porém, nem tudo é sem sentido ou fora dos limites de nossa ação. Em meio ao caos, começa a surgir uma reação global, serena e oculta. Um princípio organizador começa a se manifestar espontaneamente, em busca de um novo estado de equilíbrio, gerando uma revolução silenciosa, de dentro para fora e de baixo para cima... A humanidade está cada vez mais ciente da unidade cósmica, ou seja, da humanidade, da natureza, da vida e do Universo. Tudo agindo integralmente em busca de uma perfeição organizada que é a matriz que governa os nossos sistemas interiores e planetários... Todos agem em uníssono...e assim tem que ser...assim É!
Ao buscar o conhecimento aqui traduzido como “A Luz”, o homem tem explorado territórios desconhecidos e investigado segredos onde os buscadores sérios adquirem maior evolução. Nas Escolas de Mistérios, as Escolas de Conhecimento Arcano, são encontradas as práticas para uma vida mais voltada para o Bem e consequentemente para a saúde, a harmonia interior, a simplicidade, a felicidade e a Paz.
Na verdade estamos ligados ao nosso futuro individualmente e coletivamente e ao futuro do planeta e do nosso Sistema Solar, como se por um “cordão de Prata” e estamos sendo despertos para essa verdade, que é de fato uma grande responsabilidade... uma CO-Operação responsável... A Paz que através dessa certeza devemos instalar no mundo é de nossa inteira RESPONSABILIDADE e o tempo nos cobra essa exigência...Parece de fato à meu ver, que lentamente se forma um novo tecido social, sem fronteiras, uma nova rede de valores e uma nova forma de relacionamentos dos seres humanos entre si, com a natureza e com o Todo. Uma rede de pensamento global tem que ressurgir do caos e se instalar por todo o nosso planeta revestindo com harmonia e paz, todos os quadrantes desse nosso Lar que é a Terra! Não nos esqueçamos que as pessoas, por si próprias, são os agentes das transformações que desejamos ver no mundo. Somente nós em União com nossas mentes e nossas ações, podemos instalar aquilo que desejamos...
Nenhum poder econômico, político ou militar pode ser comparado com o poder de transformação que podemos realizar através das nossas mentes. Devemos compreender que somente mudando deliberadamente, conscientemente as nossas imagens da realidade, poderemos transformar verdadeiramente o mundo! É hora de percebermos que pelo conhecimento podemos encontrar a nossa própria origem cósmica e expandirmos a nossa consciência, individual e/ou coletiva até os limites possíveis. Mudemos o homem para que assim, possamos mudar o mundo. Sem uma Humanidade modificada interiormente, que saiba a razão de sua existência na Terra, nossas leis, por mais rígidas que sejam, não conseguirão resolver os nossas questões atuais. Quando a maior parte de nós conseguir integrar plenamente esses aspectos, então será formada uma massa crítica impossível de ser detida. Isso significa, acima de tudo, que somos inteiramente responsáveis pelo nosso mundo, pois ele foi primeiramente criado em nossas mentes para, somente depois, tornar-se realidade física. Se desejarmos, verdadeiramente, transformar o mundo, o primeiro e principal passo a ser dado é o da nossa própria transformação. É a única atitude para a qual não dependemos de ninguém e cujas únicas exigências são a firmeza de propósitos e pureza de coração. Nessa transformação consciencial, o desejo de vivermos em paz é primordial. Sem paz em nossas vidas nada poderemos construir. Como o somatório de todas as vidas individuais resulta no mundo em que vivemos, nossa participação pela paz mundial, por mínima que seja, é importante.
Deixo aqui algumas palavras na simplicidade de Mahatma Gandhi:
“Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho!”
quarta-feira, 17 de março de 2010
Livro dos Mortos do Egito Antigo.
Livre des Morts des Anciens Egyptiens- Grégoire Kolpaktchy
Minha tradução-Vania Vieira
Que eu atravesse o Firmamento e admire os esplendores
Cujos raios me extasiam!
Possa eu, como um pássaro, planar nos ares
E contemplar, dia após dia, reunidos perto de Ra
Os Espiritos Santificados!
Possa eu ser socorrido pelas preces dos Iniciados.
Neste momento,
Em que suas ligeiras sandalias apoiadas na areia,
Marcham em silencio.
E tu, Ser poderoso de movimentos rápidos
Que conduz às Regiões Inferiores,
Às Sombras e aos Espiritos Santificados,
Deixa-me em minha qualidade de favorito dos deuses,
Percorrer em paz a Região dos Mortos!
Minha tradução-Vania Vieira
Que eu atravesse o Firmamento e admire os esplendores
Cujos raios me extasiam!
Possa eu, como um pássaro, planar nos ares
E contemplar, dia após dia, reunidos perto de Ra
Os Espiritos Santificados!
Possa eu ser socorrido pelas preces dos Iniciados.
Neste momento,
Em que suas ligeiras sandalias apoiadas na areia,
Marcham em silencio.
E tu, Ser poderoso de movimentos rápidos
Que conduz às Regiões Inferiores,
Às Sombras e aos Espiritos Santificados,
Deixa-me em minha qualidade de favorito dos deuses,
Percorrer em paz a Região dos Mortos!
sexta-feira, 12 de março de 2010
Oração pela PAZ!
O SEGREDO PARA A PAZ DO MUNDO
Revelando o Segredo para a Paz no Mundo-
A Paz no Mundo é possível!
O único meio para que a Paz no mundo esteja presente na Humanidade é que a Humanidade esteja presente ao manancial da Paz que está presente em vocês e no Mundo.
A Paz está aqui! Não, realmente ela não está. Ela está esperando que vocês a encontrem. A Paz é paciente e segura. Ela sabe que algum dia vocês ouvirão o seu chamado e quando o fizerem a sua vida mudará para sempre.
É um tempo surpreendente em que estamos vivendo agora. Eu me lembro do sentimento incrível que eu tive quando eu me comprometi com os Guardiões da Paz de Toronto e de todo o mundo e marchei pela Paz. Foi maravilhoso! Tanto amor, alegria, e naturalmente, Paz!
E ver e saber que esta era realmente a primeira vez que o mundo poderia ver que as pessoas de cada nação ansiavam e desejavam a paz. Que eles queriam que todos nós soubéssemos que a paz era possível se a escolhermos. Não importava a cor, o credo, ou o país, todos nós marchamos pela Paz.
É isto o que John e Yoko tentaram dizer, que a Paz era possível se a escolhermos.
Assim, para ajudar a revelar a Paz que está presente neste momento e em vocês, eu compartilho uma Oração pela Paz.
ORAÇÃO PELA PAZ NO MUNDO
Ian Paul Marshall
Há Uma Paz, Um Poder, Uma Presença, que permeia e penetra todo o Universo. É uma Força de Deus. É a Fonte de toda a Existência. Ela está ativa em todas as coisas. Ela é uma Energia disponível a toda a humanidade e está presente agora, neste exato momento.
Eu compreendo agora que eu sou um pilar da Paz. Eu sei que eu sou uno com este Poder. Esta Presença Gloriosa é o alicerce do meu ser. Esta Energia Cósmica flui através de mim e me conecta com toda a Humanidade.
Eu escolho agora usar este imenso poder da minha mente para criar um mundo digno de todos nós. Eu dirijo os meus pensamentos em direção à Paz, ao Amor, à Cooperação e eu posso ver todas as pessoas do mundo, unidas em uma Celebração Jubilosa da Vida. Esta energia que eu libero, transforma este momento e toda a eternidade. As gerações que vierem, serão abençoadas com um mundo baseado na Paz. Pois eu sei agora que a Paz começa comigo e é o legado legítimo para as Humanidades. Um legado que eu vivo diariamente com todos os meus pensamentos, palavras e ações.
A Paz está aqui agora!
A Paz está aqui para sempre!
Eu agradeço por este momento sagrado de Paz. Eu agradeço por uma eternidade de Paz. Eu agradeço pela minha família global que vive na Paz. Eu agradeço pelos laços de amor que nos unem com força e coragem para criar o mundo dos nossos sonhos.
Um Mundo de Paz.
Um Mundo Amoroso.
Um Mundo Pleno de Infinitas Possibilidades.
Eu sou Uno com toda a Existência. Eu sou Uno com a Fonte da própria Vida. Eu sou Uno com a Presença da Paz e compartilho estas bênçãos com todo o mundo.
Eu sei que as minhas palavras são cheias de Verdade e de Poder e eu as libero à Lei Universal da Vida. Eu sei que como eu o disse, assim será.
E assim é.
Paz. Paz. Paz.
Amem.
A permissão é garantida para cópia e distribuição deste artigo, na condição de que o conteúdo permaneça completo e o crédito total seja dado ao autor.
Fonte: Ian Paul Marshall & http://earthsgreatawakening.com
Revelando o Segredo para a Paz no Mundo-
A Paz no Mundo é possível!
O único meio para que a Paz no mundo esteja presente na Humanidade é que a Humanidade esteja presente ao manancial da Paz que está presente em vocês e no Mundo.
A Paz está aqui! Não, realmente ela não está. Ela está esperando que vocês a encontrem. A Paz é paciente e segura. Ela sabe que algum dia vocês ouvirão o seu chamado e quando o fizerem a sua vida mudará para sempre.
É um tempo surpreendente em que estamos vivendo agora. Eu me lembro do sentimento incrível que eu tive quando eu me comprometi com os Guardiões da Paz de Toronto e de todo o mundo e marchei pela Paz. Foi maravilhoso! Tanto amor, alegria, e naturalmente, Paz!
E ver e saber que esta era realmente a primeira vez que o mundo poderia ver que as pessoas de cada nação ansiavam e desejavam a paz. Que eles queriam que todos nós soubéssemos que a paz era possível se a escolhermos. Não importava a cor, o credo, ou o país, todos nós marchamos pela Paz.
É isto o que John e Yoko tentaram dizer, que a Paz era possível se a escolhermos.
Assim, para ajudar a revelar a Paz que está presente neste momento e em vocês, eu compartilho uma Oração pela Paz.
ORAÇÃO PELA PAZ NO MUNDO
Ian Paul Marshall
Há Uma Paz, Um Poder, Uma Presença, que permeia e penetra todo o Universo. É uma Força de Deus. É a Fonte de toda a Existência. Ela está ativa em todas as coisas. Ela é uma Energia disponível a toda a humanidade e está presente agora, neste exato momento.
Eu compreendo agora que eu sou um pilar da Paz. Eu sei que eu sou uno com este Poder. Esta Presença Gloriosa é o alicerce do meu ser. Esta Energia Cósmica flui através de mim e me conecta com toda a Humanidade.
Eu escolho agora usar este imenso poder da minha mente para criar um mundo digno de todos nós. Eu dirijo os meus pensamentos em direção à Paz, ao Amor, à Cooperação e eu posso ver todas as pessoas do mundo, unidas em uma Celebração Jubilosa da Vida. Esta energia que eu libero, transforma este momento e toda a eternidade. As gerações que vierem, serão abençoadas com um mundo baseado na Paz. Pois eu sei agora que a Paz começa comigo e é o legado legítimo para as Humanidades. Um legado que eu vivo diariamente com todos os meus pensamentos, palavras e ações.
A Paz está aqui agora!
A Paz está aqui para sempre!
Eu agradeço por este momento sagrado de Paz. Eu agradeço por uma eternidade de Paz. Eu agradeço pela minha família global que vive na Paz. Eu agradeço pelos laços de amor que nos unem com força e coragem para criar o mundo dos nossos sonhos.
Um Mundo de Paz.
Um Mundo Amoroso.
Um Mundo Pleno de Infinitas Possibilidades.
Eu sou Uno com toda a Existência. Eu sou Uno com a Fonte da própria Vida. Eu sou Uno com a Presença da Paz e compartilho estas bênçãos com todo o mundo.
Eu sei que as minhas palavras são cheias de Verdade e de Poder e eu as libero à Lei Universal da Vida. Eu sei que como eu o disse, assim será.
E assim é.
Paz. Paz. Paz.
Amem.
A permissão é garantida para cópia e distribuição deste artigo, na condição de que o conteúdo permaneça completo e o crédito total seja dado ao autor.
Fonte: Ian Paul Marshall & http://earthsgreatawakening.com
quarta-feira, 10 de março de 2010
A TERCEIRA INTELIGÊNCIA (Inteligência Espiritual)
A TERCEIRA INTELIGÊNCIA (Inteligência Espiritual)
No iní¬cio do século 20, o QI era a medida definitiva da inteligência humana.
Só em meados da década de 90, a "descoberta da inteligência emocional mostrou que não bastava o sujeito ser um gênio se não soubesse lidar com as emoções."
A ciência começa o novo milenio com descobertas que apontam para um terceiro quociente, o da inteligência espiritual.
Ela nos ajudaria a lidar com questões essenciais e pode ser a chave para uma nova era no mundo dos negócios.
Drª DanaZohar - Oxford
No livro QS - Inteligência Espiritual, lançado no ano passado, a fí¬sica e filósofa americana Dana Zohar aborda um tema tão novo quanto polêmico:
a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida.
Ela baseia seu trabalho sobre Quociente Espiritual (QS) em pesquisas só há pouco divulgadas de cientistas de várias partes do mundo que descobriram o que está sendo chamado "Ponto de Deus" no cérebro, uma área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas.
O assunto é tão atual que foi abordado em recentes reportagens de capa pelas revistas americanas Neewsweek e Fortune.
Afirma Dana:
"A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna.
Vivemos numa cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual".*
Aos 57 anos, Dana vive em Inglaterra com o marido, o psiquiatra Ian Marshall, co-autor do livro, e com dois filhos adolescentes.
Formada em fí¬sica pela Universidade de Harvard, com pós-graduação no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), ela atualmente leciona na universidade inglesa de Oxford.
É autora de outros oito livros, entre eles, O Ser Quântico e A Sociedade Quântica, já traduzidos para português.
QS - Inteligência Espiritual já foi editado em 27 idiomas, incluindo o português (no Brasil, pela Record). Dana tem sido procurada por grandes companhias interessadas em desenvolver o quociente espiritual de seus funcionários e dar mais sentido ao seu trabalho.
Ela falou à EXAME em Porto Alegre durante o 300º Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento da International Federation of Training and Development Organization (IFTDO), organização fundada na Suécia, em 1971, que representa 1 milhão de especialistas em treinamento em todo o mundo.
Eis os principais trechos da entrevista:
O que é inteligência espiritual?
É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos.
Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal.
O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos.
É uma inteligência que nos impulsiona.
É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor.
O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida.
É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações.*
De que modo essas pesquisas confirmam suas ideias sobre a terceira inteligência?
Os cientistas descobriram que temos um "Ponto de Deus" no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas.
É uma área ligada à experência espiritual.
Tudo que influencia a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais.
Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico.
Dá a ele seu QI, ou inteligência intelectual.
Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afectado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo.
É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional.
Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras.
É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento. Esse tipo lhe dá o QS, ou inteligência espiritual.
Qual a diferença entre QE e QS?
É o poder transformador. A inteligência emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites da situação.
A inteligência espiritual me permite perguntar se quero estar nessa situação particular.
Implica trabalhar com os limites da situação.
Daniel Goleman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções.
Inteligência espiritual fala da alma.
O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afectam minha emoção e como eu reajo a isso.
A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade.
Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas:
1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo
2. São levadas por valores. São idealistas
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade
4. São holísticas
5. Celebram a diversidade
6. Têm independência
7. Perguntam sempre "por quê?"
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo
9. Têm espontaneidade
10.Têm compaixão
No iní¬cio do século 20, o QI era a medida definitiva da inteligência humana.
Só em meados da década de 90, a "descoberta da inteligência emocional mostrou que não bastava o sujeito ser um gênio se não soubesse lidar com as emoções."
A ciência começa o novo milenio com descobertas que apontam para um terceiro quociente, o da inteligência espiritual.
Ela nos ajudaria a lidar com questões essenciais e pode ser a chave para uma nova era no mundo dos negócios.
Drª DanaZohar - Oxford
No livro QS - Inteligência Espiritual, lançado no ano passado, a fí¬sica e filósofa americana Dana Zohar aborda um tema tão novo quanto polêmico:
a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida.
Ela baseia seu trabalho sobre Quociente Espiritual (QS) em pesquisas só há pouco divulgadas de cientistas de várias partes do mundo que descobriram o que está sendo chamado "Ponto de Deus" no cérebro, uma área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas.
O assunto é tão atual que foi abordado em recentes reportagens de capa pelas revistas americanas Neewsweek e Fortune.
Afirma Dana:
"A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna.
Vivemos numa cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual".*
Aos 57 anos, Dana vive em Inglaterra com o marido, o psiquiatra Ian Marshall, co-autor do livro, e com dois filhos adolescentes.
Formada em fí¬sica pela Universidade de Harvard, com pós-graduação no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), ela atualmente leciona na universidade inglesa de Oxford.
É autora de outros oito livros, entre eles, O Ser Quântico e A Sociedade Quântica, já traduzidos para português.
QS - Inteligência Espiritual já foi editado em 27 idiomas, incluindo o português (no Brasil, pela Record). Dana tem sido procurada por grandes companhias interessadas em desenvolver o quociente espiritual de seus funcionários e dar mais sentido ao seu trabalho.
Ela falou à EXAME em Porto Alegre durante o 300º Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento da International Federation of Training and Development Organization (IFTDO), organização fundada na Suécia, em 1971, que representa 1 milhão de especialistas em treinamento em todo o mundo.
Eis os principais trechos da entrevista:
O que é inteligência espiritual?
É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos.
Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal.
O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos.
É uma inteligência que nos impulsiona.
É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor.
O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida.
É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações.*
De que modo essas pesquisas confirmam suas ideias sobre a terceira inteligência?
Os cientistas descobriram que temos um "Ponto de Deus" no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas.
É uma área ligada à experência espiritual.
Tudo que influencia a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais.
Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico.
Dá a ele seu QI, ou inteligência intelectual.
Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afectado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo.
É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional.
Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras.
É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento. Esse tipo lhe dá o QS, ou inteligência espiritual.
Qual a diferença entre QE e QS?
É o poder transformador. A inteligência emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites da situação.
A inteligência espiritual me permite perguntar se quero estar nessa situação particular.
Implica trabalhar com os limites da situação.
Daniel Goleman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções.
Inteligência espiritual fala da alma.
O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afectam minha emoção e como eu reajo a isso.
A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade.
Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas:
1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo
2. São levadas por valores. São idealistas
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade
4. São holísticas
5. Celebram a diversidade
6. Têm independência
7. Perguntam sempre "por quê?"
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo
9. Têm espontaneidade
10.Têm compaixão
Algo sobre doar-Vania Vieira.
Algo sobre Doar
A Forma da doação por si própria, é chamada de “o mundo de Atzilut.”
A doação em sua Forma Abstrata é o atributo do Criador; é totalmente desconexa das criaturas, que são receptoras por sua natureza.
Contudo, as criaturas (pessoas) podem envolver o desejo de receber delas com a Forma da doação, para que se assemelhe à doação.
Em outras palavras, podemos receber, e ao fazermos assim realmente nos tornamos doadores.
Existem duas razões pelas quais não podemos apenas doar:
- Para doar, é preciso existir alguém que queira receber. Contudo, além de nós (as almas), há apenas o Criador, que não tem necessidade de receber nada, pois Sua natureza é doar. Conseqüentemente, a doação não é uma opção viável para nós.
- Não temos desejos por isso. Não podemos doar porque somos feitos de um desejo de receber; a recepção é a nossa substância, nossa Matéria.
Ora, esta última razão é mais complexa do que pode parecer a princípio.
Quando os Cabalistas escrevem que tudo que queremos é receber, eles não querem dizer que tudo que fazemos é receber, mas que esta é a motivação essencial por trás de tudo que fazemos.
Eles expressam isto de forma bastante clara:
Se algo não nos dá prazer, nós não podemos fazê-lo.
Não significa que não queremos; nós literalmente não podemos.
Isto é assim porque o Criador (a Natureza) nos criou apenas com um desejo de receber, porque tudo o que Ele quer é doar.
Daí então, não precisamos mudar nossas ações, mas apenas a motivação essencial por trás delas.
Fonte: A Cabala Revelada
A Forma da doação por si própria, é chamada de “o mundo de Atzilut.”
A doação em sua Forma Abstrata é o atributo do Criador; é totalmente desconexa das criaturas, que são receptoras por sua natureza.
Contudo, as criaturas (pessoas) podem envolver o desejo de receber delas com a Forma da doação, para que se assemelhe à doação.
Em outras palavras, podemos receber, e ao fazermos assim realmente nos tornamos doadores.
Existem duas razões pelas quais não podemos apenas doar:
- Para doar, é preciso existir alguém que queira receber. Contudo, além de nós (as almas), há apenas o Criador, que não tem necessidade de receber nada, pois Sua natureza é doar. Conseqüentemente, a doação não é uma opção viável para nós.
- Não temos desejos por isso. Não podemos doar porque somos feitos de um desejo de receber; a recepção é a nossa substância, nossa Matéria.
Ora, esta última razão é mais complexa do que pode parecer a princípio.
Quando os Cabalistas escrevem que tudo que queremos é receber, eles não querem dizer que tudo que fazemos é receber, mas que esta é a motivação essencial por trás de tudo que fazemos.
Eles expressam isto de forma bastante clara:
Se algo não nos dá prazer, nós não podemos fazê-lo.
Não significa que não queremos; nós literalmente não podemos.
Isto é assim porque o Criador (a Natureza) nos criou apenas com um desejo de receber, porque tudo o que Ele quer é doar.
Daí então, não precisamos mudar nossas ações, mas apenas a motivação essencial por trás delas.
Fonte: A Cabala Revelada
segunda-feira, 8 de março de 2010
Mulher de todos os dias...VV
Ela descobriu cada manha
Cada senha, cada sinal.
Hoje ela não se deixa perder
Ela sabe que já perdeu bastante...
Seus valores, ao longo da vida
Foram mudados
Ela é camaleã
E quando todos achavam
Que ela não tinha mais tempo
Ela fez seu tempo...
A MULHER com alma de criança sabe
O seu corpo não é o mesmo de ontem
Mas, isso não a impede de sorrir...
Ela aprendeu a se valorizar
Ela sabe o que quer
E mais
As coisas que antes eram muito importantes
Hoje não tem o mesmo valor...
Ontem, hoje, amanhã
Ela brinca com a vida
Por que sabe que sofreu demais
Aprendeu todos os jogos
Valorizou cada manha
Cada senha, cada sinal...
Cada senha, cada sinal.
Hoje ela não se deixa perder
Ela sabe que já perdeu bastante...
Seus valores, ao longo da vida
Foram mudados
Ela é camaleã
E quando todos achavam
Que ela não tinha mais tempo
Ela fez seu tempo...
A MULHER com alma de criança sabe
O seu corpo não é o mesmo de ontem
Mas, isso não a impede de sorrir...
Ela aprendeu a se valorizar
Ela sabe o que quer
E mais
As coisas que antes eram muito importantes
Hoje não tem o mesmo valor...
Ontem, hoje, amanhã
Ela brinca com a vida
Por que sabe que sofreu demais
Aprendeu todos os jogos
Valorizou cada manha
Cada senha, cada sinal...
sexta-feira, 5 de março de 2010
...a dor que dói e rói...nem sempre...VV
A dor que ora me rói
não tem feridas aparentes
é uma dor doida de tão doída
que a alma dilacera e mói
até eu trincar os dentes
a dor dói e não sangra vermelho
não tem cortes mas escorre
e eu defronte a esse espelho
molho de lágrimas e porre
a dor que me machuca
sem parar, dói a dor e cutuca
o desejo de não mais desejar
a ânsia louca de amar
o amor que muito maltrata
a alma presa no bico da sinuca
como rasgar a dor ao meio
se nem o punhal de prata
faz doer mais que esse veio
aberto no vão dos seios
a me definhar como vira-lata
dói como enfarte agudo
essa dor sem coração
não mitiga um segundo
porque tem a fome do mundo
de amor, jamais de razão.
não tem feridas aparentes
é uma dor doida de tão doída
que a alma dilacera e mói
até eu trincar os dentes
a dor dói e não sangra vermelho
não tem cortes mas escorre
e eu defronte a esse espelho
molho de lágrimas e porre
a dor que me machuca
sem parar, dói a dor e cutuca
o desejo de não mais desejar
a ânsia louca de amar
o amor que muito maltrata
a alma presa no bico da sinuca
como rasgar a dor ao meio
se nem o punhal de prata
faz doer mais que esse veio
aberto no vão dos seios
a me definhar como vira-lata
dói como enfarte agudo
essa dor sem coração
não mitiga um segundo
porque tem a fome do mundo
de amor, jamais de razão.
terça-feira, 2 de março de 2010
Persistir, SEMPRE!
Persistir-Helena Gerenstadt
Antes que o dia termine, cuide para não deixar seus sonhos encostados no canto das lamentações, abandonados ao parecer do impossível.
Não sem ao menos tentar, não sem ao menos idealizar um plano de metas.
Triste não é o "não realizar", triste é o abandonar do barco, é nem começar a corrida, é o medo de ter medo, é o não tentar... Persiste!
Ainda que as lágrimas impeçam a boa visão, ainda que as pessoas digam não, ainda que o tempo mude e o vento sopre para outra direção, ainda assim, o ponto final ainda pode ser reescrito, e é assim que os vitoriosos conseguem conquistar: quando vencem a si mesmos.
Não há segredo, nem mistério, há sim, uma força além do normal, um estado de confiança que ultrapassa as dificuldades, pois quem espera que a vida seja feita de pétalas, acaba se espetando no primeiro espinho, e sangrando desiste, e chorando se lamenta. Persiste!
Segue esse caminho que você traçou, sabendo que toda montanha tem duas faces, logo depois da cansativa subida vem a descida, se está muito calor, logo vem a chuva, e depois do longo inverno, a Primavera traz o renascer.
O Sol ainda brilha lá fora, mas é preciso sair de casa para senti-lo! Tenha coragem, persiste, ainda que seja noite, amanhã será o seu dia de brilhar!
Acredite em você!
Antes que o dia termine, cuide para não deixar seus sonhos encostados no canto das lamentações, abandonados ao parecer do impossível.
Não sem ao menos tentar, não sem ao menos idealizar um plano de metas.
Triste não é o "não realizar", triste é o abandonar do barco, é nem começar a corrida, é o medo de ter medo, é o não tentar... Persiste!
Ainda que as lágrimas impeçam a boa visão, ainda que as pessoas digam não, ainda que o tempo mude e o vento sopre para outra direção, ainda assim, o ponto final ainda pode ser reescrito, e é assim que os vitoriosos conseguem conquistar: quando vencem a si mesmos.
Não há segredo, nem mistério, há sim, uma força além do normal, um estado de confiança que ultrapassa as dificuldades, pois quem espera que a vida seja feita de pétalas, acaba se espetando no primeiro espinho, e sangrando desiste, e chorando se lamenta. Persiste!
Segue esse caminho que você traçou, sabendo que toda montanha tem duas faces, logo depois da cansativa subida vem a descida, se está muito calor, logo vem a chuva, e depois do longo inverno, a Primavera traz o renascer.
O Sol ainda brilha lá fora, mas é preciso sair de casa para senti-lo! Tenha coragem, persiste, ainda que seja noite, amanhã será o seu dia de brilhar!
Acredite em você!
segunda-feira, 1 de março de 2010
RIR ainda é o melhor para nossa saúde-VV
Parece que assistir a comédias faz melhorar a função circulatória, isso explica a afirmação popular: “uma boa gargalhada faz bem à saúde”. Parece realmente trazer numerosos benefícios para o organismo.
Mas o contrário também é verdade, quando se assiste filmes com cenas perturbadoras, a função circulatória parece alterar-se, mostrando que o stress mental pode criar uma instabilidade no organismo.
É um “tratamento” fácil de seguir, económico e sem contra-indicações, é algo que devemos fazer todos os dias, segundo o Dr. Michael Miller, da Universidade de Maryland, em Baltimore. “Dê umas boas gargalhadas todos os dias,” diz ele. “Eu penso que é bom para si.”
Num estudo realizado pelo Dr. Miller, foi medida a capacidade de dilatação da artéria braquial de 20 voluntários saudáveis e não fumadores, antes dos testes para servir de medida de referência. Utilizando uma braçadeira para apertar a artéria do braço, após soltá-la, mediram a capacidade de dilatação da artéria. “Uma veia saudável se dilata mais”, afirma o Dr. Miller. Assim, “os vasos sanguíneos saudáveis estão menos sujeitos a formar coágulos. Se as pessoas têm uma saúde endotelial (camada celular que reveste o interior dos vasos sanguíneos) fraca, tem mais possibilidade de sofrer de problemas do coração”, acrescenta Miller.
A seguir, os pesquisadores pediram para os participantes assistirem ao filme “Resgate do Soldado Ryan” e depois à comédia “King Pin”, e repetiram o teste após cada filme
Depois de visionarem o “Resgate do Soldado Ryan” – que faz as pessoas sentirem-se stressadas – verificou-se que as veias dos participantes se dilatavam menos do que a medida de referência. Mas depois de assistir à comédia “King Pin”, aconteceu o oposto – as suas veias dilatavam-se mais do que a medida de referência.
Quando o nosso corpo está sob stress, nós produzimos hormonas que podem causar alterações no endotélio. O endotélio tem um efeito pontenciador do tónus dos vasos regulando assim o fluxo sanguíneo. Segrega químicos que ajustam a coagulação e a consistência do sangue, e outras substâncias como resposta a ferimentos, irritações ou infecções. Também possui um papel importante no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Pesquisas recentes sugerem que os efeitos do stress duram cerca de 45 minutos, mas se o stress é forte e contínuo, pode alterar permanentemente a pressão arterial, afirma Dr. Miller.
Dr. Michael Miller e seus colegas apresentaram seus estudos, durante um encontro na American College of Cardiology, em Orlando, Flórida.
Um grupo de pesquisadores no Japão descobriu que pessoas com hipoglicémia, tinham uma ligeira subida na taxa de açúcar no sangue após a refeição, quando assistiam a uma comédia ou viam algum programa humorístico.
Outras pesquisas afirmam que, com apenas algumas boas gargalhadas, podemos reforçar o sistema imunológico e reduzir o stress.
Mas o contrário também é verdade, quando se assiste filmes com cenas perturbadoras, a função circulatória parece alterar-se, mostrando que o stress mental pode criar uma instabilidade no organismo.
É um “tratamento” fácil de seguir, económico e sem contra-indicações, é algo que devemos fazer todos os dias, segundo o Dr. Michael Miller, da Universidade de Maryland, em Baltimore. “Dê umas boas gargalhadas todos os dias,” diz ele. “Eu penso que é bom para si.”
Num estudo realizado pelo Dr. Miller, foi medida a capacidade de dilatação da artéria braquial de 20 voluntários saudáveis e não fumadores, antes dos testes para servir de medida de referência. Utilizando uma braçadeira para apertar a artéria do braço, após soltá-la, mediram a capacidade de dilatação da artéria. “Uma veia saudável se dilata mais”, afirma o Dr. Miller. Assim, “os vasos sanguíneos saudáveis estão menos sujeitos a formar coágulos. Se as pessoas têm uma saúde endotelial (camada celular que reveste o interior dos vasos sanguíneos) fraca, tem mais possibilidade de sofrer de problemas do coração”, acrescenta Miller.
A seguir, os pesquisadores pediram para os participantes assistirem ao filme “Resgate do Soldado Ryan” e depois à comédia “King Pin”, e repetiram o teste após cada filme
Depois de visionarem o “Resgate do Soldado Ryan” – que faz as pessoas sentirem-se stressadas – verificou-se que as veias dos participantes se dilatavam menos do que a medida de referência. Mas depois de assistir à comédia “King Pin”, aconteceu o oposto – as suas veias dilatavam-se mais do que a medida de referência.
Quando o nosso corpo está sob stress, nós produzimos hormonas que podem causar alterações no endotélio. O endotélio tem um efeito pontenciador do tónus dos vasos regulando assim o fluxo sanguíneo. Segrega químicos que ajustam a coagulação e a consistência do sangue, e outras substâncias como resposta a ferimentos, irritações ou infecções. Também possui um papel importante no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Pesquisas recentes sugerem que os efeitos do stress duram cerca de 45 minutos, mas se o stress é forte e contínuo, pode alterar permanentemente a pressão arterial, afirma Dr. Miller.
Dr. Michael Miller e seus colegas apresentaram seus estudos, durante um encontro na American College of Cardiology, em Orlando, Flórida.
Um grupo de pesquisadores no Japão descobriu que pessoas com hipoglicémia, tinham uma ligeira subida na taxa de açúcar no sangue após a refeição, quando assistiam a uma comédia ou viam algum programa humorístico.
Outras pesquisas afirmam que, com apenas algumas boas gargalhadas, podemos reforçar o sistema imunológico e reduzir o stress.
Assinar:
Postagens (Atom)