terça-feira, 11 de agosto de 2009

Despertar...ACORDE! Vania Vieira

Diferentemente da maioria das pessoas amo dias de chuva...Melancólica? Triste? Não! momentos assim aproveito para reflexão! Venho olhando a água que cai no vidro das janela, gota a gota se juntam formando uma única forma que escorre e se vai...
o que eu tenho com isso? Novamente digo: Tudo! Somos como gota de água no oceano da vida, sozinhos podemos até fazer algo, mas juntos temos força maior, podemos modificar muito mais! Gota a gota o oceano se forma, os rios fluem, as cachoeiras fazem sua evolução assim como as ondas. Mas separando cada gota dele,s não conseguimos ver toda a beleza.
Então...reflito...Porque nos separamos uns dos outros? Porque não nos damos as mãos e formamos uma corrente? Porque não unimos nossos corações? Pretensão achar que pode tudo sozinho, egoísta achar que o mundo gira em torno da gente...Talvez precisemos aprender que a centelha divina que habita dentro de cada um fervilha junto e em uníssono... quando olho dentro dos olhos de alguem e me reconheço ali, mas...difícil é conseguir esse olhar!
Cada dia as pessoas se afastam mais uma das outras: manter uma conversa, trocar olhares e nada falar, mas mesmo assim se compreender, está cada dia mais complicado.Fugimos da nossa essência por medo, irracionalidade. ..não sei ao certo.
Só sei que achamos a 'falsa' liberdade mais fácil...
Saiba como ser livre todo momento da vida. Viva cada instante dia após dia, após dia.'* Não adianta querer colocar os pés pelas mãos, não adianta querer se adiantar no tempo, o agora é um presente oferecido sem nosso agradecimento diário. Ele vem embrulhado com fita e lacinho toda manhã quando você desperta do sono e... nem se dá conta... talvez porque 'nessa estrada, um pé nas nuvens outro pé noutro lugar'*, só não se sabe qual é esse lugar.
Mas voltando um pouco...e o outro? Porque acordar, laço de fita, presente? Bem...como disse, não estamos sozinhos, não 'acontecemos' sozinhos...
Talvez seja um pouco da idéia de Gustave Le Bon sobre a psicologia das multidões. Ele afirma que, independente de quem sejam e dos modos de vida de indivíduos de um grupo, o fato de serem grupo coloca-os em uma espécie de mente coletiva, que o fazem sentir, pensar e agir de maneira diferente daquela que cada elemento do grupo teria caso se encontrasse em isolamento. Isso lá em mil oitocentos e noventa e lá vai tempo!
Ou seja, somente juntos podemos realmente mudar algo, fazer sentido...não esquecendo que para ser ouvido, o que a maioria deseja, é preciso um do outro.
Indo mais longe Aristóteles afirmava: "qualquer um que não consegue lidar coma a vida simplesmente ou é totalmente auto-suficiente que não necessita e não toma parte da sociedade, é um bicho ou um deus". Verdade!
Quanto mais escrevo percebo a necessidade de conhecer a mim mesma e também principalmente ao próximo para entender os mistérios, nem tão misteriosos assim, da vida. Preciso me perceber como gota e como oceano, como tudo e como nada... para poder me transformar naquilo que me cabe. Não é aceitar simplesmente, é tornar-se...
"Um rio passou dentro de mim que eu não tive jeito de atravessar. Preciso um navio prá me levar. Preciso aprender os mistérios do rio prá te navegar".
**O navio é você, preciso dele para navegar a vida...precisamos uns dos outros!
Fé na caminhada, confiança no próximo e amor no coração, é o que está dentro do presente para quando você acordar...
Está na hora de ativar a função "DESPERTAR!"
ACORDE!
Segue aqui uma das minhas poesias...


"Isolando-me...tornamos-nos mais próximos".
Como sombras, nós nos movemos...
Nossos, são os instantes de silêncio.
O espaço entre os segundos,
São os nossos momentos...
Na solidão, encontramos refúgio.
Um pouco de paz e tranqüilidade...
Uma fuga das amarras da realidade...
Solitários somos, por opção ou não;
Ao nos isolarmos, nos aproximamos...
Tornamos-nos próximos
Daqueles que como nós,
buscam as respostas....
Nos caminhos secretos e antigos.
Ao cair da noite, nós nos reunimos...
Atendendo ao chamado silencioso
da Dama Prateada, dama da luz lunar...
dona das nossas emoções!
Ouça. Você pode ouvir?
O som vem de todos os lugares...
Dos bosques e das montanhas;
das cachoeiras e dos mares;
Dos becos e prédios da cidade;
Espíritos da Terra e Céus te convocam...
Ouça. Você pode ouvir? São as vozes do passado...
Trazendo de volta o conhecimento
perdido na memória do tempo...
reatando os antigos laços
Do homem com a Natureza...
Do homem com seu irmão,
do homem e sua emoção
que nos dirigem ...
ACORDE...
Ouça.
Você pode ouvir?